terça-feira, 9 de setembro de 2014

Musicalização infantil- Atividades diversas.


“A musicalização infantil tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música (cultura), autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização, integração e afetividade, consciência corporal e de movimentação, e desenvolvimento dos sentidos - visão, audição e tato.” (Meneghetti e Barreto)



"Como as demais artes, a música, além de sua finalidade de arte pura, também é promotora de fraternidade e compreensão entre os homens, estimuladora de seus valores éticos e sociais. Mas se destaca como sendo o setor da Educação que estimula, de maneira especial, o impulso vital e as mais importantes atividades psíquicas humanas: a inteligência, a vontade, a imaginação criadora e, principalmente, a sensibilidade e o amor. Nisto está sua peculiaridade, pois reúne, harmoniosamente, conhecimentos, sensibilidade e ação."  (Jannibelly)



A música é capaz de transformar o ambiente escolar em um lugar alegre e descontraído, motivando e estimulando os alunos para o estudo de outras disciplinas.


Suzuki "educador musical", comenta que a música e outras artes contribuem de forma eficaz para o desenvolvimento da memória, e o mesmo acredita que se as crianças forem estimuladas da forma correta, passarão a adquirir este potencial que refletirá em seu desempenho escolar. “A capacidade de memorizar é das mais importantes na vida, e deve ser incutida profundamente.”


 Em atividades como bater palmas, cantar fazendo gestos, bater os pés e dançar, a criança está desenvolvendo o senso rítmico e a coordenação motora. A utilização da flauta doce, instrumentos de percussão e percussão corporal, também ajudam de forma mais abrangente no desenvolvimento dessa habilidade, deixando a criança mais apta para desenvolver atividades manuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário